O Principezinho
Um Musical para Plateia e Marionetas
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”
Antoine de Saint-Exupéry (1900, 1944)
No ano em que celebramos os 125 anos do nascimento de Antoine de Saint-Exupéry, através de um Musical originalmente escrito para a população escolar e pré-escolar, pelo compositor português Jorge Salgueiro, as nossas crianças vão poder mergulhar no mundo de “O PRINCIPEZINHO” e, de uma outra forma, torná-lo também parte do seu universo. O texto é intocável… impossível fazer melhor… dizer tanto de forma tão simples. Por isso se mantém original. São 29 peças que este O PRINCIPEZINHO: um Musical para Plateia e Marionetas nos apresentará, tal como os capítulos do livro original. O texto será essencialmente cantado. Por nós, na plateia, por algumas marionetas e por cantores profissionais. E por falar em cantores… teremos em palco todos os tipos de vozes, para aprendermos a distingui-las e classificá-las pela sua tessitura. O Musical que aqui anunciamos prevê trabalho de sala prévio pois a plateia assume mais um papel imprescindível no momento da apresentação ao vivo. Falamos, portanto, de trabalho de projeto. A proposta consiste na experimentação, apropriação e consolidação dos momentos que teremos de “ensaiar” para colaborarmos com a orquestra e com os cantores do nosso Musical. Sendo um Musical, nada mais apropriado do que intervenções cantadas. Mas não ficamos por aqui. Temos intervenções para percussão corporal, para flauta de bisel (para os que já tocam) com graus de dificuldade diversificados e algumas outras surpresas. Temos, desta vez, um acrescento de monta: 29 peças escritas para instrumental. Uma para cada capítulo de O Principezinho, com linhas para voz branca (vozes infantis) flautas de bisel e percussões de sala de aula. Para além das intervenções musicais no grande auditório, ficam propostas de “música útil” para a sala de aula, constituindo-se em momentos exclusivos de prática musical, experienciados pelos alunos para além do espetáculo. A própria orquestração para o palco é construída a jusante da construção inicial para a sala de aula. Os alunos reconhecerão no palco alguns timbres essenciais do programa da Expressão Musical, nomeadamente as flautas, xilofones, jogos de sinos e outras percussões.