Aulas-Concerto
Ao nível das aulas-concerto, concebidas para intervenção em pequeno auditório, ou para o próprio espaço escola, está estruturado um programa para cada um dos quatro agrupamentos de música de câmara que, dentro das formações mais convencionais, melhor retratam os respetivos naipes da orquestra (cordas, sopros de madeira, sopros de metal e percussão), bem como um ensemble jazz e um quarteto vocal que surgiram posteriormente para dar resposta à necessidade de abertura estética e tímbrica a este modelo.
Quinteto de Cordas
A Suite dos Pequenos, de Jorge Salgueiro, é uma obra encomendada pela Foco Musical para o Serviço Educativo da Orquestra Sinfónica de Lisboa. Escrita sobre temas populares infantis, para Quinteto de Cordas, é constituída por seis andamentos. Em cada andamento é apresentado o instrumento solista e são feitas demonstrações das técnicas em destaque nessa peça musical. O quinteto vai sendo “desmontado” em diálogo com o animador, para que se apreendam as diferentes funções de cada um dos instrumentos em cada uma das peças: 1o violino, 2o violino, violeta, violoncelo e contrabaixo.
Quinteto de Sopros
O Imaginarium, de Jorge Salgueiro, é uma obra encomendada pela Foco Musical para o Serviço Educativo da Orquestra Sinfónica de Lisboa. Escrita sobre motivos tradicionais de diferentes zonas do globo para quinteto de sopros (flauta transversal, oboé, clarinete, trompa e fagote), é constituída por cinco andamentos. A cada andamento é apresentada a região para onde remete o nosso “imaginário” e são feitas demonstrações das técnicas em destaque nessa peça musical.
Grupo de Metais
Com critérios semelhantes aos utilizados na construção do repertório dos outros agrupamentos da Orquestra Sinfónica, este programa para quinteto de metais (dois trompetes, trompa, trombone e tuba aposta no reconhecimento das
chamadas Bandas Sonoras dos clássicos da animação com a Clássicos Animados, terminando com um dos maiores sucessos ao nível das peças musicais popularizadas pela sétima arte.
Grupo de Percussão
Com critérios semelhantes aos utilizados na
construção do repertório dos outros agrupamentos da Orquestra Sinfónica, este programa para quinteto de metais (dois trompetes, trompa, trombone e tuba aposta no reconhecimento das chamadas Bandas Sonoras dos clássicos da animação com a Clássicos Animados, terminando com um dos maiores sucessos ao nível das peças musicais popularizadas pela sétima arte.
Ensemble Jazz
O programa desta aula-concerto tem como finalidade ir ao encontro de alguns elementos característicos da música jazz nomeadamente rítmicos, estilísticos, harmónicos e de improvisação. A seleção das peças musicais recaiu sobre temas clássicos do repertório jazz e blues, alguns readaptados com títulos e textos mais apetecíveis para o público-alvo da Orquestra Sinfónica, outros com (re)harmonizações e arranjos de temas extraídos do repertório tradicional infantil ao estilo Jazz. Esta aula-concerto prevê também, em diálogo com um animador, uma participação da plateia para a execução de algumas peças e para a descoberta dos elementos característicos do Jazz. A formação deste “combo” será constituída por um quinteto clássico deste género: saxofone, guitarra elétrica, piano elétrico, contrabaixo e bateria.
Quarteto Vocal
O Quarteto Vocal, estreado em janeiro de 2013,
procurará concretizar e consolidar conhecimentos a
nível da classificação vocal e das técnicas de canto e
produção sonora através da voz, abrindo caminho para a descoberta de novos sons e novas janelas sobre a liberdade de criação e interpretação. Sempre numa perspetiva de audição participada em que a partitura inclui, não só uma parte para o público a ser preparada em contexto de sala de aula ou no momento prévio ao concerto, assim como jogos de interação em repetição e/ou resposta a concretizar em tempo real. Também este ensemble está estruturado a partir dos interesses da sala de aula, promovendo essencialmente o aprofundamento do conhecimento, distinção e respetiva classificação dos registos vocais constituintes desta formação (soprano, contralto, tenor e baixo) e das técnicas mais comuns na interpretação vocal.